quinta-feira, 28 de maio de 2009

Che Guevara


O HOMEM E O MITO

A reprodução da imagem de Che Guevara em camisetas e pôsteres geralmente utiliza uma famosa pintura feita pelo artista plástico irlandês radicado nos Estados Unidos Jim Fitzpatrick a partir da foto tirada por Alberto Diaz Gutiérrez, conhecido profissionalmente como Alberto Korda, divulgada pela revista Paris Match em 1967, pouco antes de sua morte, que se tornou a segunda imagem mais difundida da era contemporânea, atrás apenas de uma imagem de Jesus Cristo. A revista norte-americana Time incluiu Ernesto Che Guevara na sua lista das 100 personalidades mais importantes do século XX, na secção "Líderes e Revolucionários". Na Argentina foi eleito o maior político argentino do século XX, obtendo 59,8% dos votos, em enquete feita por TV.
A imagem do Che é mítica em toda a América Latina. Na localidade onde foi assassinado em 1967, ergue-se atualmente uma estátua em sua homenagem. Ironicamente passou a ser conhecido na região como "San Ernesto de La Higuera" e a ser cultuado como santo pela população local, que o ignorara quando esteve vivo dentre eles. Sua imagem mítica, capturada por Korda e imortalizada no desenho de Fitzpatrick, surge nos locais os mais diversos: em anúncios do banco de investimentos luxemburguês Dexia , num retrato feito com folhas de coca meticulosamente sobrepostas exibido no gabinete do presidente Evo Morales , em biquines da Companhia Marítima desfilados por Gisele Bündchen , em tatuagens no braço de Maradona e no peito de Mike Tyson .
O regime cubano ainda hoje homenageia Che Guevara, onde é objeto de veneração quase religiosa; as crianças nas escolas cantam: "Pioneros por el comunismo, Seremos como el Che". Seu mausoléu em Santa Clara atrai, todos os anos, milhares de visitantes, muitos dos quais estrangeiros .
Estátua em bronze em Rosário
Para alguns historiadores essa glorificação messiânica é injustificável. Para eles, longe de ser um humanista, Che Guevara aprovou pessoalmente centenas de execuções sumárias pelo tribunal revolucionário de Havana. Como procurador-geral, foi comandante da prisão Fortaleza de San Carlos de La Cabaña, onde, nos primeiros meses da revolução, ocorreram 120 fuzilamentos. Ele mesmo escreveu: "As execuções são uma necessidade para o Povo de Cuba, e um dever imposto por esse mesmo Povo.". Os "campos de trabalho coletivos", na península de Guanaha (campos cubanos de trabalhos forçados) foram uma criação sua. O próprio Che Guevara nunca fez segredo de que acreditava ser a luta armada a solução para os problemas que denunciava: " Como poderíamos contemplar o futuro luminoso e próximo se dois, três, muitos Vietnams desabrochassem na superfície do globo, com sua cota de mortes e suas tragédias imensas, com seu heroismo cotidiano, com seus golpes repetidos ao imperialismo, com a obrigação que lhe traz de dispersar suas forças, sob o ódio crescente dos povos do mundo !" Mas se por um lado advogava a violência da luta armada, como meio de atingir seus objetivos, por outro Che manifestava preocupação pela ética. Numa famosa entrevista com o jornalista Jean Daniel (L'Express, 25 de Julho de 1963, p.9.), Che dizia: "O socialismo economico sem a moral comunista não me interessa. Lutamos contra a miséria, mas ao mesmo tempo contra a alienação. (...) Se o comunismo passa por alto os factos da consciência, poderá ser um método de repartição, mas já não é uma moral revolucionária". Sobre a liberdade de pensamento disse: "Não é possível destruir uma opinião com a força, porque isso bloqueia todo o desenvolvimento livre da inteligência."(Che Guevara, "Il piano i gli uomini", Il Manifesto n° 7, deciembre del 1969, p.37.) . Em seu livro Socialism and Man in Cuba, expôs seu ideais de revolucionário: "Deixe dizer-lhe, com o risco de parecer ridículo, que o revolucionário verdadeiro está guiado por grandes sentimentos de amor. É impossível pensar num revolucionário autêntico sem esta qualidade. Quiçá seja um dos grandes dramas do dirigente(...) Nessas condições, há que se ter uma grande dose de humanidade, uma grande dose de sentido da justiça e de verdade para não caírmos em extremos dogmáticos, em escolasticismos frios, no isolamento das massas. Todos os dias temos que lutar para que esse amor à humanidade vivente se transforme em fatos concretos, em atos que sirvam de exemplo, de mobilização.

Fonte: Wikipédia

Postado por: Illana de Brito

5 comentários:

  1. Rapaz, eu tiro meu chapéu para Che Guevara, por tudo que fez e lutou. Um homem de ideais fortes, junto com Fidel Castro. Mas eu confesso, o ser humano é instável por natureza, caçador e presa. Ou você aliena todas às mentes ao Socialismo, de forma criminosa e não-caráter, ou não vinga. É a lei da natureza, os fortes sobrevivem. Mas, mesmo assim, Che Guevara foi FODA!

    ResponderExcluir
  2. Che Guevara um dos mais famosos revolucionários comunistas da história, foi um homem que conseguiu marcar sua passagem pelo mundo. Mostrando suas opiniões e dizendo se as coisas estavam ou não certas. Não é a toa que foi considerado uma das cem personalidades mais importantes do século XX.

    ResponderExcluir
  3. Che Guevara, considerado um dos maiores líderes revolucionários do seculo xx, onde ele ficava muito insatisfeito de ver como a massa pobre eram tratados, então ele se achou na necessidade de tomar uma iniciativa contra o incruel imperialismo.
    Che Guevara queria levar o comunismo a toda america latina.



    Francyraiany Sousa

    ResponderExcluir
  4. Tá ótimo o texto fala da vida de um dos maiores lideres do socialismo na América Latina ,mas não só seus grandes feitos como tambem o que foi mentira em toda essa sua historia de gloria e lutas.


    Udinaldo Júnior

    ResponderExcluir
  5. Bem interessante o texto por se tratar da vida de Che Guevara um dos importantes nomes da história relacionado ao Socialismo. Tanto sua vitorias, como seus desejos, suas lutas, em geral.

    Liliane Machado 2º ano

    ResponderExcluir