segunda-feira, 25 de maio de 2009

Marxismo

Definir claramente o sentido de Socialismo, hoje em dia, não constitui tarefa das mais simples. Essa dificuldade pode ser creditada à utilização ampla e diversificada deste termo, que acabou por gerar um terreno bastante propício a confusões. Constantemente encontramos afirmações de que os comunistas lutam pelo socialismo, assim como também o fazem os anarquistas, os anarco-sindicalistas, os sociais-democratas e até mesmo os próprios socialistas. A leitura de jornais vai nos informar que os governos Cubano, Chines, Vietnamita, Alemão, Austríaco, Ingles, Francês, Sueco entre outros, proclamam-se socialistas. Caberia então perguntar o que é que vem a ser este conceito, tão vasto, que consegue englobar coisas tão dispares. A História das Idéias Socialistas possui alguns cortes de importância. O primeiro deles é entre os socialistas Utópicos e os socialistas Científicos, marcado pela introdução das idéias de Marx e Engels no universo das propostas de construção da nova sociedade. O avanço das idéias marxistas consegue dar maior homogenidade ao movimento socialista internacional. Pela primeira vez, trabalhadores de países diferentes, quando pensavam em socialismo, estavam pensando numa mesma sociedade - aquela preconizada por Marx - e numa mesma maneira de chegar ao poder.

fonte:wikipedia

Postado por:Igayara Indio

3 comentários:

  1. "realmente não é muito fácil construir um conceito do Socialismo.Pois não sabemos toda a grande história que vem acarretada de varias interpretações socialista diferentes.Mais tivemos uma idèia do socialismo de Marx,o que ele queria passar,as suas idèias,as difenreças e os objetivos do socialismo ou dos socialista Utópicos e os cientificos,e o pricipal o que inglobava o socialismo.O Marxismo ficou marcada pelas sua grandes idéias dando um novo toque,inovando,e por final propondo uma mudança na sociedade.Ele incrementou o movimento socialista internacional."

    ResponderExcluir
  2. " O texto é bastante interesante pois mostram países que aderiram o socialismo e tenta expor qual são os ideais seguidos pelo socialismo, que é definido entre o socialismo Útopico e o socialismo científico, e influenciado pelas idéias de Marx e Engels." Fernanda Lima e Thais Moreira

    ResponderExcluir
  3. Percebe-se que ainda não se têm uma idéia claro sobre o sentido do Socialismo e que muitas são as idagações á este respeito. E com isso surge as idéias de Karl Marx e Frederick Engel.

    Bem elaborado o texto!

    Liliane Machado 2º ano

    ResponderExcluir