quarta-feira, 6 de maio de 2009

Socialismo Libertário ou Anarquismo


Os socialistas moderados e autoritários,diziam que o Estado era fundamental para a organização da sociedade, já os socialistas libertários defendiam que o próprio Estado é a causa e o instrumento de perpetuação da desigualdade entre os homens.

O anarquismo surgiu na mesma época do socialismo. A primeira teoria anarquista é o fim da propriedade privada, pois segundo alguns autores dessa época,como, Proudhon, diziam que isso era o suicídio da sociedade. A segunda teoria é o fim do estado. A terceira teoria é a crença na liberdade e ordem obtida de forma espontânea, sem a intervenção do Estado através de leis.

Os anarquistas auto-denominados socialistas libertários veem qualquer governo como a manutenção do domínio de uma classe social sobre outra. Compartilham da crítica socialista ao sistema capitalista em que o Estado mantém a desigualdade social através da força, ao garantir a poucos a propriedade sobre os meios de produção, no entanto, estendem a crítica aos socialistas que advogam a permanência de um estado pós-revolucionário para garantia e organização da "nova sociedade".

Para os anarquistas deveria haver uma sociedade sem Estado, equilibrada na ordem, na liberdade de forma voluntária e na disciplina de cada um. O estado seria uma invenção, não existiria, seria algo abstrato, uma ficção, uma mentira, que defenderia apenas as classes mais altas. Entretanto, os anarquistas são a favor de uma organização voluntária, onde as pessoas poderiam e deveriam ter a liberdade sem ter que seguir nenhuma norma partidária. Dessa maneira a comunidade deveria tomar decisões sobre seus interesses, se responsabilizando pelo seu grupo social,ou seja, sem existência do estado e de leis.

O primeiro que revelou ser um anarquista e a defender claramente uma visão socialista, foi Joseph Proudhon, depois dele apareceu Bakunin. Mais tarde apareceram importantes teóricos do anarquismo, com Errico Malatesta, Emma Goldman e Piotr Kropotkin.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. esse saite e muito ruim!!!

    ResponderExcluir
  3. Nunk ví um lugar tão lixo que nem esse ;)

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho dó do pessoal ae em cima... eles, sepá nem sabem o que é socialismo... que dó

    ResponderExcluir
  5. so querai saber se o que eles falam nesse site ta certo.. por favor me responda é para o meu trabalho de escola

    ResponderExcluir