sexta-feira, 22 de maio de 2009

Socialismo Utópico


O socialismo é um conjunto de idéias, surgidas na Europa entre 1846 e 1848 que critica o capitalismo, em busca de uma sociedade igualitária.

O socialismo utópico teve como idealização os autores e pensadores: Sant-Simon, Charles Fourier e Robert Owen, que se basearam no livro de Thomas More, escrito no século XVI, Utopia. A denominação “Socialismo Utópico” foi concedida pelos marxistas que diziam que esses teóricos apresentavam os ideais e princípios de uma sociedade ideal sem apontar meios para alcançá-las.

Os ideais socialistas surgiram bem antes do século XIX três séculos antes de ser lançado o livro de Thomas More “ Utopia”. No século XVIII foi lançado o lema Iluminista: igualdade, fraternidade e liberdade.

No século XIX com as crises econômicas e o capitalismo se desenvolvendo as críticas ao liberalismo estouraram e instaurou uma ordem injusta e imoral. Na França os principais porta-vozes do socialismo foram: Saint-Simon e Fourier; e alguns princípios que eles implantaram nos paises eram:

• Crítica ao liberalismo econômico.

• Formação de comunidades auto-suficientes, onde uns ajudam aos outros.
• Troca de bens de serviço. Evitar abusos econômicos do capitalismo. Os principais socialistas apesar de tudo têm dois pontos em comum:
• Reformar a sociedade através da boa vontade e participação de todos.
• Melhoria de alojamentos e higiene, construção de escolas, aumento de salário e redução de horas de trabalho.

Postado por : Illana de Brito e Paulo Henrique

8 comentários:

  1. "o texto mostra que o socialismo é uma critica ao capitalismo e seus ideais e que o socialismo útopico surgiu por base no livro de Thomas More, Útopia. O socialismo Útopico diz que os teóricos apresentavam os ideais e princípios de uma sociedade ideal sem apontar meios para alcançá-las." Fernanda Lima e Thais Moreira

    ResponderExcluir
  2. Nos seculos XIX muitos pensadores refletiam sobre os problemas causados pela sociedade capitalista, esses pensadores tentaram busca no racionalismo a saida para as contradições geradas no interior dos pensamentos capitalistas.


    Francyraiany Sousa

    ResponderExcluir
  3. Alcansar um futuro ideal não é impossivel mas é dificil porque não esta nas nossas mãos porque se dependesse de mim o Mundo seria um lugar com "Liberdade, Igualdade e Fraternidade".

    ResponderExcluir
  4. texto maravilhoso! terei 10 no meu trabalho com algumas ideias que pegue daqui!

    ResponderExcluir
  5. amei esse site me ajudou muitooo*-*

    ResponderExcluir
  6. Bom se não for pedir muito gostaria de pedir um texto sobre o socialismo cientifico e sobre o socialismo cristão.Obrigada, em relação a este texto eu amei continue assim!!

    ResponderExcluir
  7. Essa foi uma época muito difícil pois como o capitalismo estava surgindo a nova classe de trabalhadores ainda não tinha descoberto o seu poder nada de muito revolucionário poderia ser feito para melhorar as condições de trabalho do proletariado. E apesar dos socialistas utópicos terem grandes idéias para melhorar o "sistema" mão obtiveram tanto sucesso até porque as próprias pessoas ainda não estavam preparados para tamanha revolução.

    ResponderExcluir
  8. Estou resenhando "A utopia" de Tomás Morus, e acho interessante abordar a relação que o livro possui com as ideias do socialismo Utópico, obvio que o mesmo é denominado assim não por ser um nome "bonito", mas pelas ideias do autor, que vale ressaltar, vivia no período do renascimento, embora católico fervoroso possuía um pensamento critico em relação a sua sociedade (inglesa).

    ResponderExcluir